Animais Marinhos Perigosos

Existem alguns peixes territorialistas que possuem o formato do corpo alongado e ocupam pequenas fendas nas rochas para se proteger. Apesar do aspecto assustador, abrem e fecham a boca para respirar, só mordem quando se sentem ameaçadas.

100x100

As moreias são peixes que possuem o corpo em formato cilíndrico, e assim como as enguias pertencem a ordem Anguilliforme. A pele desses animais apresenta uma variedade de cores, para se camuflarem com o ambiente em que vivem, e também secretam um muco protetor que e em algumas espécies pode até mesmo conter veneno. São carnívoras que possuem o olfato bem apurado para caçar animais como polvos, lulas, crustáceos e pequenos peixes escondidos nas fendas das rochas e corais. Possuem dentes grandes que usam para agarrar e cortar suas presas que normalmente são escorregadias.

100x100

Moreia-tesselata - Gymnothorax favagineus

Está é uma espécie de moreia encontrada no Oceano Indo-Pacífico, vivendo em recifes de coral e áreas estuarinas, chegando a um máximo de 50 m de profundidade. Geralmente se esconde em tocas nas rochas junto de bodiões ou camarões limpadores. Alimenta-se de polvos e pequenos peixes, e pode chegar a 250 cm de comprimento. A moreia-tesselata é pouco comercializada: algumas pessoas consomem sua carne ou a mantém em aquários. É um animal territorialista, podendo ser agressivo quando se sentir ameaçado.

100x100

Moreia-verde - Gymnothorax funebris

Esta espécie é encontrada no Oceano Atlântico, vivendo principalmente entocada em costões rochosos, recifes de coral e manguezais. Normalmente habita profundidades rasas de até 30 m, mas pode ocorrer até 50 m. Com hábitos principalmente noturnos, alimenta-se de peixes e crustáceos, e pode chegar a 300 cm de comprimento. A moreia-verde é pouco comercializada: algumas pessoas consomem sua carne ou a mantém em aquários. Devido ao seu tamanho e hábito territorialista, pode ser agressiva.

100x100

Moreia-pintada - Gymnothorax moringa

É uma espécie encontrada no oceano Atlântico, desde a Carolina do Norte ( EUA) até o sudeste do Brasil. Vive em ambiente marinho associado a recifes, em profundidades com intervalo entre 0 e 200 metros. Alimenta-se de peixes e pequenos crustáceos. Os indivíduos são solitários, diurnos, medir até 200 cm de comprimento e pesar até 2,5 kg. Há relato de casos traumatogênicos ao ter contato com esse animal. É uma espécie comercial no mercado de aquários, sendo pouco comercial em outros tipos de pescarias.

100x100

Tubarão-tapete - Orectolobus ornatus

São comuns na região Indonésia, Papua Nova Guiné, sul da Austrália e Austrália Ocidental. Podem chegar a 290 cm e são animais de hábitos noturnos, que descansam no fundo do mar durante o dia, encontrados em costões rochosos cobertos por algas e recifes de corais. Se alimentam de pequenos peixes de fundo e invertebrados e são ovovivíparos, ou seja, colocam ovos.