Cavalo-marinho

Cavalos-marinhos são peixes que possuem boca em forma de tubo e cauda preênsil, com a qual se prendem às superfícies, como algas e corais. Uma peculiaridade é que os machos “engravidam” e os filhotes já nascem iguais aos adultos.

100x100

Apesar do corpo diferente da maioria dos peixes que conhecemos, os cavalos-marinhos fazem parte do grupo de peixes ósseos. Seu corpo é formado por pequenas placas ósseas e não possui escamas. Podem mudar de cor e movimentar os olhos de maneira independente. São difíceis de serem encontrados, pois se adaptam ao ambiente em que vivem se camuflando entre as algas e corais. Possuem uma cauda preênsil, que usam para se fixarem ao substrato, impedindo que sejam levados pelas correntes. São ovovivíparos! A fêmea deposita seus óvulos na bolsa incubadora do macho, que os fecunda e carrega até o momento do nascimento. Um único macho pode gerar de 150 a 1.200 filhotes por gestação dependendo da espécie.

100x100

Cavalo-marinho - Hippocampus reidi

Essa espécie de cavalo-marinho é encontrada no Oceano Atlântico, desde a Carolina do Norte, nos Estados Unidos, até o sul do Brasil, em Santa Catarina. É um peixe que vive em águas marinhas e salobras, geralmente associado a recifes, em profundidades com intervalo de 0 a 55 metros. São animais carnívoros e mantêm sua dieta baseada em plâncton, pequenos moluscos e pequenos crustáceos, como nossas artêmias. O tamanho máximo que pode chegar é cerca de 17 cm.