Água-Viva

Cnidários são animais aquáticos, este grupo é composto por águas-vivas, corais, anêmonas, vespas-do-mar, hidras e caravelas.

100x100

Águas-vivas são animais invertebrados. Possuem um corpo gelatinoso, sendo composto 98% por água, tentáculos que liberam uma substância urticante e tentáculos orais que servem para capturar seu alimento e levá-lo até a boca. São carnívoras, se alimentam de pequenos crustáceos e peixes, ovos, vermes, larvas e outros cnidários menores. Nadam por meio de jato propulsão mas não possuem força para nadar contra a correnteza, por isso são consideradas parte do plâncton. São muito importantes na cadeia alimentar pois fazem o controle da população planctônica e são alimento de grandes animais, como a tartaruga.

100x100

Água-Viva-Mármore - Lychnorhiza sp.

É uma espécie comum na superfície de recifes do Atlântico Sudoest. Podem chegar a 15 cm de largura e sua alimentação é baseada em zooplâncton. Essa espécie possui coloração branca mas pode apresentar a borda azul-escuro. É uma espécie que não é considerada perigosa pois ao liberar sua substância urticante causa dor leve ou moderada.

100x100

Medusa-da-Lua - Aurelia aurita

Ocorre em todos os mares, podendo ser encontrada também em ambientes de água salobra, em uma profundidade de até 1250 metros. Chegam ao comprimento máximo de 12 cm de altura e 50 cm de diâmetro. São muito predadas por ter alta concentração de ácido graxo (gordura). Se alimenta de zooplâncton (ovos, larvas, moluscos e crustáceos). Podem viver até 2 anos, podendo passar por períodos sem se alimentar, por isso reduzem seu tamanho para menos de um quarto de seu diâmetro, mantendo o funcionamento do corpo quase normal sem ter danos já que são invertebrados simples.