fishfishfishfishfishfish
Praias Arenosas: Peixes-de-areia

Praias Arenosas: Peixes-de-areia

Peixes que vivem no fundo arenoso, possuem diferentes estratégias para sobrevivência, como por exemplo, cores que se confundem com o substrato, nadadeiras e outras adaptações corporais para revolver areia em busca de alimento são comuns.

As praias são ecossistemas muito dinâmicos que com ondas batendo, movimento diário das marés e ações de correntes marinhas, têm suas areias movimentadas e sofrem mudanças constantemente. Animais que vivem nesses locais precisam estar adaptados a essas condições para não serem levados pelas correntes e, por isso, hábitos frequentes são nadar ou se enterrar. Muito conhecido e frequentado por pessoas, esse ambiente sofre muito impacto por conta do lixo que é deixado sobre sua areia.

Aqui tem pesquisa

Espécies do tanque

Corcoroca-boca-larga

Corcoroca-boca-larga

Espécie encontrada no Oceano Atlântico, desde o Panamá até Santa Catarina (Brasil), e no Oceano Pacífico, desde o méxico até o Peru. Vive em ambiente marinho associado a recifes, em profundidades com intervalo entre 0 e 50 m. Pode ser encontrado em variados tipos de fundo, como arenoso, coralíneo e rochoso. Também é muito encontrada em mangues, canais, costões rochosos e parcéis, que são conhecidas como áreas de mar raso. Alimenta-se de invertebrados bentônicos (que vivem pelo sedimento marinho). Os indivíduos podem chegar a um tamanho máximo de 30 cm e pesar até 30 kg. É uma espécie comercial no mercado de aquários e pode ser usada também para iscas, sendo pouco utilizada para outras finalidades.

Salema

Salema

Espécie de peixe que pode ser encontrada em águas tropicais em todo o Oceano Atlântico ocidental. Vive em fundos coralinos e/ou rochosos, normalmente solitário. Apesar de ser um peixe onívoro, os juvenis costumam se alimentar de pequenos parasitas encontrados em peixes maiores, e os adultos de pequenos crustáceos, moluscos e anelídeos. Essa espécie pode chegar a 40 cm de comprimento. No período de acasalamento podem formar grandes agregações. Possui coloração amarelada com faixas brancas ao longo do corpo.

Marimbá

Marimbá

Espécie que ocorre em todo litoral do Oceano Atlântico americano e no Mar Mediterrâneo. É encontrada em ambientes costeiros turbulentos de águas rasas, junto aos fundos coralíneos, rochosos e/ou arenosos. Alimenta-se de algas, moluscos, crustáceos e outros invertebrados. Seu corpo é ovalado e comprimido, de coloração prateada e mancha escura arredondada chamada ocelo, próximo a cauda, utilizada para confundir os predadores. Pode medir até 37,8 cm de comprimento. É um peixe pouco comercial.

Cirurgião

Cirurgião

Vivem no Atlântico Ocidental e Oriental, em profundidades de até 70 metros. Habita recifes de corais e áreas rochosas. Se alimenta de algas, sempre procurando seu alimento em fundos arenosos. Realiza também a limpeza de tartarugas-verde (Chelonia mydas) que estão nos recifes coralíneos junto ao Cirurgião-azul (Acanthurus coeruleus) e ao Sargentinho (Abudefduf saxatilis). É comum ser confundido com o Cirurgião-barbeiro (A. bahianus), pois a única diferença física são as leves linhas laterais verticais que o A. chirurgus possui.

Pampo-verdadeiro

Pampo-verdadeiro

Ocorre no lado oeste do Oceano Atlântico, na região que compreende o leste dos EUA, América central, Brasil e Argentina. Possuem um tamanho máximo registrado de 64 cm e 3.8 Kg. Os adultos desta espécie ocorrem em águas costeiras, comumente entrando em baías e estuários, com os juvenis sendo encontrados em praias arenosas, seu tempo de vida gira em torno de 4 a 7 anos.

Voltar