fishfishfishfishfishfish
Ciclídeos Africanos

Ciclídeos Africanos

Ciclídeos Africanos

A família dos ciclídeos possui mais de 25 mil espécies diferentes (e todo ano descobrem uma nova), considerada a maior família de peixes do mundo, representam cerca de 5% de todos os vertebrados existentes na Terra!

Espécies do tanque

Moorii

Moorii

Encontrado no lago Malawi, na África. Vive próximo a fundos arenosos, em profundidades de até 25 metros. Estando em grupos de 3 a 7 indivíduos, podem chegar a 12 cm de comprimento. Não estabelecem território fixo mas perseguem machos que estão na mesma área de alimentação.

Crabro

Crabro

Encontrada no lago Malawi, na África, próximo a cavernas e rochas. Em uma profundidade de até 18 metros. Sua alimentação é muito variada, podendo comer peixes, moluscos e crustáceos. Podem chegar a 9 cm de comprimento.

Electric blue iceberg

Electric blue iceberg

Encontrados no lago Malawi, na África. Vive em costões rochosos em profundidade de até 40 metros. Podem chegar a 11 cm de comprimento. O macho dessa espécie imita o forrageamento do Mbuna, ciclídeo que se alimenta de algas, para se aproximar de pequenos peixes e poder os comer. As fêmeas são difíceis de se ver pois ficam escondidas entre rochas, e saem mais na época de reprodução para pôr os ovos em cavernas escavadas em rochas pelos machos.

Lombardoi

Lombardoi

Encontrado no lago Malawi, na África. Em áreas de fundo arenoso ou lamacento, em profundidades de até 30 metros. Se alimenta de algas. Pode chegar a 8 cm de comprimento. Escavam o fundo arenoso para pôr os ovos em épocas de reprodução.

Yellow

Yellow

Encontrado no lago Malawi, na África. Vive em harém, com cerca de 5 fêmeas para 1 macho. A fêmea incuba os ovos na boca, nesse período ela não se alimenta e fica mais territorialista. Podem chegar a 8 cm de comprimento.

Aulonocara Marleri Yellow

Aulonocara Marleri Yellow

Vivem em áreas com rochas dispersas em fundo arenoso, no lago Malawi, África. Se alimenta de moluscos e pode chegar a 13 cm de comprimento. A fêmea incuba os ovos na boca e nesse período ela não se alimenta e fica mais territorialista.

Compressiceps Prata

Compressiceps Prata

Encontrados apenas no lago Malawi, África, em águas rasas de áreas mais vegetadas do lago. Podem chegar a 23 cm, é uma espécie territorialista que se alimenta de pequenos peixes. Os machos escavam buracos rasos e cortejam as fêmeas as conduzindo para pôr os ovos ali. As fêmeas incubam os ovos na boca e cuidam dos alevinos até os liberar nos cardumes entre as vegetações.

Trewavasae Albino

Trewavasae Albino

Encontrado somente no lago Malawi, na África. Em uma profundidade de até 15 metros. Podem chegar a 11 cm de comprimento. São territorialistas, sendo ideal para boa convivência manter um macho para cinco ou seis fêmeas. Possuem dentes especializados para raspar algas das rochas e se alimentam também de pequenos crustáceos e vermes. A fêmea incuba os ovos na boca, nesse período sua cor fica mais chamativa, não ocorre alimentação e ela se torna mais agressiva.

Venustus

Venustus

Encontrado somente no lago Malawi, África. Vive sobre o fundo arenoso, podendo chegar a profundidade máxima de 23 metros, os juvenis são vistos em águas mais rasas e os adultos em áreas mais profundas. Podem chegar ao tamanho máximo de 25 cm. Se alimentam de pequenos peixes. As fêmeas dessa espécie também incubam os ovos na boca.

Afra White Top

Afra White Top

Vivem na parte central e norte do Lago Malawi, em ambientes rochosos. Podem chegar a 10 cm de comprimento. Os machos são territorialistas e se alimentam de organismos acumulados nas rochas, os que vivem em cardumes costumam se alimentar de plâncton. As fêmeas chocam os ovinhos na boca.

Golfinho

Golfinho

Vivem apenas no Lago Malawi, em águas muito rasas de fundo arenoso. Apesar de serem tranquilos, em épocas de reprodução, os machos ficam territorialistas, com as cores de seu corpo ficam mais chamativas e as fêmeas cuidam dos filhotes, os incubando na boca. Se alimentam de moluscos e crustáceos. Podem chegar ao tamanho máximo de 18 cm.

Protomelas

Protomelas

Encontrado apenas no lago Malawi, na África. Vive em áreas arenosas e costões rochosos que acumulam muitos sedimentos. Soprando os sedimentos, se alimentam de algas e crustáceos. Podem chegar a 14 cm de comprimento, sendo ideal ter um macho para cinco a seis fêmeas. A fêmea incuba os ovos na boca e nesse período ela não se alimenta e fica mais territorialista. Após o nascimento dos filhotes, a fêmea continua os protegendo os guardando na boca.

Voltar