fishfishfishfishfishfish
Tubarões de Pequeno Porte

Tubarões de Pequeno Porte

São tubarões de águas costeiras próximas a recifes de corais ou costões, onde descansam e se alimentam. Costumam formar grupos e alguns usam a estratégia de “caminhar” sobre as rochas.

Esse tanque é lar temporário de tubarões juvenis (que quando atingem um tamanho adequado migram para o tanque oceânico) e de tubarões de pequeno porte, como o tubarão-bambu, que pode medir aproximadamente 95 cm a 1,3 m. A reprodução dos tubarões ocorre por meio de fecundação interna, onde o macho enrola seu corpo ao redor do corpo da fêmea e mantém essa posição mordendo-a no dorso ou na nadadeira, de forma que ela fique imobilizada até o fim da cópula. Essa forma de reprodução é bem visível nesse tanque com os tubarões-bambu e pode ser confundida com lutas.

Aqui tem pesquisa

Espécies do tanque

Tubarão-bambu

Tubarão-bambu

É uma espécie de tubarão encontrada no Oceano Indo-Pacífico, principalmente na região que vai desde o Japão ao nordeste da Austrália. Vive próximo a recifes de coral, mas também é encontrado em poças de marés, em profundidades com intervalo entre 0 e 85 m. Alimenta-se de pequenos invertebrados e peixes. É considerado um tubarão de pequeno porte, alcançando um máximo de 130 cm de comprimento. É ovíparo e seus filhotes apresentam uma coloração distinta dos adultos, e a medida que se tornam maiores perdem esta coloração. Por habitar locais que estão sujeitos a mudanças bruscas de maré, pode sobreviver fora d’água por até 12 horas. É uma espécie comercial no mercado de aquários e para outras finalidades.

Voltar