
Axolote
Quem és tu, Axolote?
Conheça o animal considerado lenda e símbolo de conservação e resistência no México! Com menos de 1000 indivíduos na natureza, esses seres incríveis precisam de nossa ajuda para continuar perseverando e encantando o mundo!
Espécies do tanque
Pokémon Wooper

Em Pokémon Gold e Silver, Geração II (ano 1999), introduziram o Wooper, um pokémon do tipo Água/Terra, inspirado em mim - O Axolote.
O Wooper mantém características larvais mesmo quando adulto, com brânquias externas nas laterais da cabeça, uma capacidade de regeneração e habita áreas de água doce como lagoas e pântanos. Discordâncias: 🔹Possui uma membrana transparente que cobre seu corpo, se tocá-la com as mãos nuas causa formigamento e dormência. 🔹Wooper é um pokémon que parece com um axolote ereto, sem braços e predominantemente azul, 🔹Também existe o Wooper de Paldea, de Pokémon Scarlet e Violet (Geração IX, de 2022). Essa versão é do tipo Venenoso/Terra, com guelras endurecidas para sobreviver em terra e um corpo marrom, o que reflete sua adaptação a novas condições de vida. Isto é, o Wooper mesmo que seja agradável ao público-alvo e possua algumas semelhanças comigo. Não pode ser usado para descrever os axolotes reais, há muitas falhas e discordâncias sobre minhas características tão peculiares.
Axolote

Quem és tu, Axolote?
Olá! Sou o axolote, sou um anfíbio aquático, da ordem das salamandras, da espécie Ambystoma mexicanum. Sou um animal considerado neotênico, pois não completo minha metamorfose, mantendo características larvais em minha fase adulta. Sou nativo dos lagos Xochimilco e Chalco, no México, sou um animal considerado CRITICAMENTE AMEAÇADO DE EXTINÇÃO, pois sofreMOS com a poluição e predação de animais invasores. Sou carnívoro e minha alimentação é baseada em pequenos animais aquáticos, como insetos, peixes e crustáceos. Possuo uma incrível capacidade de regeneração, podendo regenerar membros e até órgãos - incluindo meu coração e cérebro! Isso acontece graças a células denominadas de blastemas, que funcionam de forma semelhante às células-tronco, recriando tecidos sem fibrose (cicatrização). Por mais que me considerem bonito e amigável, é importante lembrar que não posso ser considerado PETs, no Brasil, minha criação e comercialização são considerados crime ambiental.
Alimentação

Como é o seu cardápio?
➡️Os axolotes comem tudo o que encontram pela frente. Somos carnívoros, na natureza nossa alimentação inclui: 🔹Pequenos peixes 🔹Crustáceos (como dáfnias e camarões) 🔹Moluscos 🔹Vermes e larvas de insetos semi-aquáticas. ➡️Sucção: Caçamos por emboscada e capturamos as presas por sucção. Quando detectamos visualmente nossas presas, abrimos rapidamente a boca e sugamos a comida com a água. ➡️ Em unidades de conservação, como no AquaRio, somos alimentados também por: 🔹Minhocas 🔹Pequenos pedaços de peixe 🔹Ração especial para anfíbios 🔹Larvas de mosquitos ➡️As larvas juvenis consomem principalmente zooplâncton e vermes. Frequência: As larvas comem diariamente, mas os adultos precisam ser alimentados de 2 a 4 vezes por semana.
Deus Xolotl

Então, você é um Deus?
Bem, deixe-me explicar… Meu nome é derivado do náuatle, em asteca significa “monstro aquático”, “cão d’água”, “espírito da água”, “escravo da água” e“gêmeo da água”. Pois, na mitologia asteca, acredita-se no Deus Xolotl, que é: 🔹Representado com cabeça de cachorro da raça Xoloitzcuintli 🔹Irmão gêmeo do Deus Quetzalcoatl 🔹Guia das almas para o submundo Qual minha relação com essa crença? Além de todos seus poderes, ele transformou-se em axolote e escondeu-se nas águas dos lagos, para fugir de ser sacrificado pelos outros deuses. Por isso, sou considerado a encarnação desse deus, que é associado ao fogo, relâmpago, mortos e transformação.
Cinquenta pesos

Em outubro de 2021, foi lançada a nota de 50 pesos mexicanos, da qual foi premiada como a "Nota Bancária do Ano" pela International Bank Note Society.
O animal representado na nota foi o axolote. Na frente, apresenta um mural subaquático criado por Diego Rivera (em 1951) para celebrar a conclusão de um sistema de aquedutos que trouxe água potável para a Cidade do México. No verso da nota exibe uma cena do ecossistema de um axolote em Xochimilco, demonstrando minha importância cultural e ecológica para o México ➡️Curiosidade : Após um mês de sua emissão, o Banco do México percebeu que a nota não estava circulando como esperado. Com uma breve pesquisa, descobriu-se que as pessoas estavam guardando as notas por serem tão belas.