Estratégias Biológicas: Polvo
Polvos são moluscos considerados muito inteligentes. Com oito braços e olhos bem desenvolvidos, possuem estratégias engenhosas de comportamento como camuflagem e uso de “ferramentas” para se proteger.
São animais invertebrados, pertencentes ao grupo dos Moluscos. Sendo assim, possuem corpo totalmente mole, com apenas uma estrutura rígida: um par de poderosas mandíbulas em forma de bico na cavidade bucal. Apresentam oito braços com ventosas que usam para locomoção e captura de alimento. Nadam por meio de propulsão a jato, expelindo água, mas preferem rastejar sobre o substrato ao redor de onde vivem. São animais com uma incrível capacidade de camuflagem, conseguindo mudar de cor e textura de pele. Possuem três corações, sendo que um bombeia sangue para o corpo e os outros dois para as brânquias. São animais extremamente inteligentes, com grande capacidade de aprendizado e de utilizarem ferramentas para brincar.
Espécies do tanque
Estrela-do-mar-gotas-de-chocolate
Espécie de ambiente tropical que habita os Oceanos Índico e Pacífico, vive associada ao fundo, em substratos arenosos, lodosos, rochosos, podendo ser encontrada também em recifes de coral. Alimenta-se preferencialmente de corais, esponjas-do-mar e ouriços-do-mar, porém pode também se alimentar de algas, biofilmes e de outros animais mortos. Alcança um tamanho máximo de 20 cm, e possui em seu corpo protuberâncias negras utilizadas para afugentar predadores, devido a sua aparência ameaçadora. É uma espécie indicadora de qualidade dos recifes.
Polvo
Esta espécie de polvo possui distribuição global, podendo ser encontrada em todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. São predadores ativos se alimentando principalmente de crustáceos e outros moluscos, porém também podem comer pequenos peixes. Podem chegar a um tamanho máximo de 1,4 m e seu tempo de vida é em torno de 12 a 24 meses. Possui grande importância econômica, pois é um dos animais marinhos mais consumidos em diversos países, especialmente nos países asiáticos. São animais semélparos: a fêmea, ao desovar, cuida dos ovos, protegendo, limpando e oxigenando eles até que eclodam, em seguida fica muito fraca e acaba morrendo.