
Serranidae
-
Os peixes da família Serranidae, a que pertencem as garoupas, são predadores demersais que ocorrem em águas costeiras, tropicais e temperadas, em todos os oceanos. Algumas espécies podem atingir até 3 m de comprimento e o peso de 400 kg. O nome da família vem da palavra latina para serra, provavelmente devido à forma da barbatana dorsal que, quando aberta, faz lembrar uma serra.
Aqui tem pesquisaEspécies do tanque
Garoupa-verdadeira

É um peixe marinho e de hábitos bentônicos, que vive associado a recifes rochosos e grutas, geralmente em profundidades entre 10 e 50 metros. É encontrado no Mar Mediterrâneo, no Oceano Atlântico e no Oceano Índico. Pode chegar a até 150 centímetros de comprimento e chegar a até 60kg. São animais que apresentam uma longa expectativa de vida, com uma idade máxima reportada de 50 anos. Alimentam-se de moluscos, crustáceos e pequenos peixes. Os adultos são solitários e territorialistas, formando cardumes nas épocas reprodutivas. São hermafroditas protogínicos, ou seja, os órgãos sexuais femininos são os primeiros a se desenvolverem e ficarem maduros, quando o animal chega próximo dos 5 anos de idade. Aproximadamente 10 anos depois, os órgãos sexuais masculinos amadurecem e tornam-se ativas.
Badejo-Quadrado

O badejo quadrado é um grande peixe demersal (que apesar de ter natação livre, passa a maior parte do tempo associado ao fundo), que pode chegar a até 1 metro e 50 centímetros e pesar cerca de 100kg. Habita fundos rochosos e recifes de corais, e é encontrado no Oceano Atlântico. É um peixe hermafrodita protogínico, ou seja, os indivíduos nascem fêmeas e quando atingem a maioridade, os órgãos masculinos se desenvolvem. São ovíparos e podem formar pequenos grupos, e apesar de serem comuns em alguns locais, são de difícil contato com seres humanos. Possui alto valor comercial, pois sua carne é considerada de extrema qualidade, porém de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza e Recursos Naturais, esta espécie encontra-se próxima de ser considerada em risco de extinção.