Para substituição -----Serranídeos
A família dos serranídeos possui mais de 150 espécies, como o mero, badejo e a garoupa. Ocorrem em águas costeiras, tropicais e temperadas, em todos os oceanos. A espécie presente aqui no tanque, Epinephelus marginatus, foi incluída na lista de espécies ameaçadas e categorizada como VULNERÁVEL, pela IUCN (International Union for Conservation of Nature).
Representado pelas garoupas, esse grupo de peixes pode ser encontrado em águas tropicais por toda a costa brasileira. É uma espécie que possui alto valor comercial e se encontra ameaçada de extinção devido a destruição de seu habitat e pesca predatória. A garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) como é popularmente conhecida, é um peixe recifal com ampla distribuição geográfica e de reconhecida importância ecológica como predador de topo em ambientes recifais e socioeconômica como espécie-alvo em pescarias dirigidas. A espécie pode atingir até 1,5m de comprimento total e cerca de 60 kg. Elas são consideradas hermafroditas protogínicas, isto é, fazem parte do seleto grupo de peixes que nascem fêmeas e se tornam machos ao atingir um determinado tamanho ou idade crítica. Apresentam uma alta longevidade, podendo chegar até 60 anos de idade e podem atingir até 45% de seu comprimento total nos primeiros 5 anos de vida, tendo um desenvolvimento relativamente rápido nesse período da vida. A garoupa-verdadeira é um peixe tipicamente recifal sendo encontrada associada a substratos duros como costões rochosos, utilizam buracos, fendas e o interior de lajes naturais como tocas, que podem ser temporárias ou não. Por serem animais territoriais e sedentários, apresentam uma alta fidelidade em relação às tocas e uma área pequena de cobertura, principalmente quando na fase adulta.
Aqui tem pesquisaEspécies do tanque
Raia-prego
Pode ser encontrada na parte sul do Oceano Atlântico, em águas rasas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina, vivem junto ao fundo arenoso se alimentando de pequenos moluscos e crustáceos. Podem chegar a um tamanho máximo de 65 centímetros, sua longevidade é desconhecida. São animais vivíparos, ou seja, o embrião se desenvolve dentro do útero, com as fêmeas dando a luz a até dois filhotes por gestação. São algumas das raias mais capturadas não intencionalmente por pescadores artesanais e pela pesca comercial com redes de pesca. Esta espécie está extremamente sujeita aos perigos provocados pela degradação de habitats, assim como o excessivo desenvolvimento de infraestruturas humanas em regiões costeiras, que acabam culminando na destruição da maior parte dos manguezais. A poluição presente e crescente na água também representa um grave perigo a espécies.
Garoupa-verdadeira
É um peixe marinho e de hábitos bentônicos, que vive associado a recifes rochosos e grutas, geralmente em profundidades entre 10 e 50 metros. É encontrado no Mar Mediterrâneo, no Oceano Atlântico e no Oceano Índico. Pode chegar a até 150 centímetros de comprimento e chegar a até 60kg. São animais que apresentam uma longa expectativa de vida, com uma idade máxima reportada de 50 anos. Alimentam-se de moluscos, crustáceos e pequenos peixes. Os adultos são solitários e territorialistas, formando cardumes nas épocas reprodutivas. São hermafroditas protogínicos, ou seja, os órgãos sexuais femininos são os primeiros a se desenvolverem e ficarem maduros, quando o animal chega próximo dos 5 anos de idade. Aproximadamente 10 anos depois, os órgãos sexuais masculinos amadurecem e tornam-se ativas.