Estrelas-do-Mar
As estrelas-do-mar são animais que fazem parte do grupo equinodermos, existindo no mundo mais de mil espécies. São encontradas desde zonas rasas até zonas mais profundas. Conseguem regenerar partes do corpo e utilizam dessa estratégia para sobreviver.
Sua locomoção é feita através dos pés ambulacrários, que são como tubos com ventosas na ponta, que ao encher de água, estica e ao esvaziar, contrai. Esses pés ficam em fileiras na parte debaixo do corpo do animal. Todo o sistema é hidrovascular, e além de ser responsável por todo transporte de nutrientes, também faz a locomoção. Por isso não devemos as tirar da água, se não elas ressecam e entra ar em seu corpo, podendo as levar a morte.
Espécies do tanque
Estrela-do-mar-gotas-de-chocolate
Espécie de ambiente tropical que habita os Oceanos Índico e Pacífico, vive associada ao fundo, em substratos arenosos, lodosos, rochosos, podendo ser encontrada também em recifes de coral. Alimenta-se preferencialmente de corais, esponjas-do-mar e ouriços-do-mar, porém pode também se alimentar de algas, biofilmes e de outros animais mortos. Alcança um tamanho máximo de 20 cm, e possui em seu corpo protuberâncias negras utilizadas para afugentar predadores, devido a sua aparência ameaçadora. É uma espécie indicadora de qualidade dos recifes.
Estrela-de-espinho-vermelho
Encontrada no Oceano Índico ocidental, na costa da África e em Madagascar, ao norte da Índia e do Sri Lanka. Vive sozinha ou em grupos no fundo arenoso ou lamacento, podendo chegar a até 100 m de profundidade. Podem chegar ao tamanho máximo de 30 cm, são noturnas e possuem o corpo coberto por espinhos vermelhos. São omnívoras, se alimentando de tudo que tenha origem orgânica.