Praias Arenosas: Peixes-de-areia

Peixes que vivem no fundo arenoso, possuem diferentes estratégias para sobrevivência, como por exemplo, cores que se confundem com o substrato, nadadeiras e outras adaptações corporais para revolver areia em busca de alimento são comuns.

100x100

As praias são ecossistemas muito dinâmicos que com ondas batendo, movimento diário das marés e ações de correntes marinhas, têm suas areias movimentadas e sofrem mudanças constantemente. Animais que vivem nesses locais precisam estar adaptados a essas condições para não serem levados pelas correntes e, por isso, hábitos frequentes são nadar ou se enterrar. Muito conhecido e frequentado por pessoas, esse ambiente sofre muito impacto por conta do lixo que é deixado sobre sua areia.

100x100

Pampo-verdadeiro - Trachnotus carolinus

Ocorre no lado oeste do Oceano Atlântico, na região que compreende o leste dos EUA, América central, Brasil e Argentina. Possuem um tamanho máximo registrado de 64 cm e 3.8 Kg. Os adultos desta espécie ocorrem em águas costeiras, comumente entrando em baías e estuários, com os juvenis sendo encontrados em praias arenosas, seu tempo de vida gira em torno de 4 a 7 anos.